Seja bem-vindo!!! ">
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Publipt - Publicidade na Internet

No séc. XVIII temos mais destruição das florestas do que todo período anterior; no séc. XIX surgem os primeiros movimentos ambientalistas; crescimento exponencial; “consenso” quanto à finitude dos recursos naturais e necessidade da imposição de limites.

Estão aqui, brevemente resumidos, alguns importantes acontecimentos e eventos internacionais relacionados à questão ambiental no Brasil e no mundo que marcaram a história. De 1500 a 1920, foi o período marcado pela exploração desenfreada de nossas florestas. A colonização do Brasil extinguiu o pau-brasil em 1920, árvore que foi mais tarde, em 1961, no governo de Jânio Quadros, declarada como “símbolo nacional”.

Já em 1962, aconteceu o lançamento do livro “Primavera silenciosa” da jornalista Rachel Carson, um clássico na história do movimento ambientalista e provocou grande inquietação na comunidade internacional acerca da qualidade de vida.

No final da década de 1960 até início da década de 1970, a humanidade começou a perceber que sua sobrevivência estaria ameaçada, dadas às agressões ambientais observadas em todo o mundo. Foi nessa época que a Educação Ambiental surgiu como uma alternativa promissora para reverter à situação de crise do meio ambiente, agindo de forma a atenuar ou mesmo prevenir problemas futuros. A partir dessa nova forma de pensar, sentir e agir sobre o ambiente, o planeta começou a sentir os efeitos positivos do início da transformação do conhecimento humano.

Em 1970, com o aquecimento da industrialização no Brasil, a instalação de grandes projetos (Carajás e outros, a instalação de usinas hidrelétricas...) trouxeram o desenvolvimento econômico e a degradação ambiental de grandes áreas verdes no país.

Já em 1972, aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, capital da Suécia. Primeiro grande encontro oficial da comunidade internacional sobre a questão ambiental. O dia da abertura, 05 de junho, foi consagrado como Dia Mundial do Meio Ambiente. Entre outras resoluções importantes, propôs a criação do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e de um Programa Internacional de Educação Ambiental. A recomendação nº96 reconhece a Educação Ambiental como o elemento chave para o combate à crise ambiental do mundo. Participam 113 países.

Em 1975, aconteceu o Encontro de Belgrado – criação do Programa Internacional de Educação Ambiental.

Em 1977, tivemos a Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental, também conhecida como Conferência de Tiblisi (Geórgia), cidade onde foi realizado o encontro. Definiu os princípios da Educação Ambiental utilizados até hoje em todo o mundo.

E em 1992, tivemos a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Rio-92 ou Eco-92, porque foi realizada no Rio de Janeiro. Teve como principais resultados a Agenda 21, conjunto de proposta de ação para o alcance da sustentabilidade, que trata da Educação Ambiental no capítulo 36; a Carta da Terra; o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidades Global, produzido pelas Organizações Não-governamentais (ONG’s). Participaram do encontro 170 países.

Numa reunião realizada na cidade japonesa de Kyoto em 1997, cerca de 10.000 delegados, observadores e jornalistas participaram de um evento de alto nível onde foi aprovado um documento denominado Protocolo de Kyoto. Neste, foram estabelecidas as propostas de criação da Convenção de Mudanças Climáticas das Nações Unidas e as condições para implementação da referida Convenção.

Em 1998 é realizada a Conferência Rio + 5.

E em 27 de abril de 1999 a lei nº9. 795 que dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a política nacional de Educação Ambiental, foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República.

E em 2001 é realizado o 1º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. É aprovada na França a Carta da Terra, fruto da discussão entre 46 países. Incluindo o Brasil. O documento propõe uma aliança global em respeito à Terra e à vida.

Em 2002, acontece em Joanesburgo, na África do Sul, a Conferência Rio + 10. No Brasil, o 2º Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

Quando foi em 2005, depois de mais de seis anos de negociações, entrou em vigor, no di 16 de fevereiro de 2005, o Protocolo de Kyoto, único instrumento internacional já concebido para lidar com o maior desafio ambiental da história: a redução do aquecimento global. No Brasil, a Educação Ambiental está presente em documentos importantes como a Constituição, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Política Nacional de Educação Ambiental, entre outros.